domingo, 12 de agosto de 2012

O que é política

Por Gildazio de Oliveira Alves

          A grosso modo pode-se dizer que ao longo da história sempre que os grupos humanos se sedentarizaram formando comunidades ou simples aglomerados, certamente exercitou-se a prática política. Contudo, a política tal qual a conhecemos hoje remonta à Grécia Clássica e tem sua origem com as chamadas cidades-estados, por volta do século VII antes de Cristo. O termo política vem de polis e refere-se à arte de gerir a cidade, de organizar a sociedade com vistas ao bem comum. 
     Querendo ou não estamos todos envolvidos na política. Ou participamos e fazemos as leis, opinamos, reivindicamos, contestamos ou simplesmente cumprimos o que os outros fazem por nós. O preço da comida, a distribuição da renda, o valor dos salários e dos impostos, os direitos e os deveres de cada um são resultado da política. A violência, o caus na educação, na saúde, os problemas relacionados à moradia, desemprego e a nossa injusta estrutura agrária são resultados do nosso modelo político e das escolhas que fazemos. O sentido genuíno da política é o bem público, mas quando trocamos o nós pelo eu esta não pode dar certo. Como qualquer atividade humana a política está imersa num nebuloso universo de erros e acertos, nesse sentido a descrença não trará o seu aperfeiçoamento, é preciso compreendê-la e praticá-la cada vez mais enquanto ferramenta necessária para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

3 comentários:

  1. Gildazio, sabias palavras.
    Política é a essência de uma sociedade. Pena que não tenhamos mais textos, mais discussões, mais contatos com vários instrumentos de informações desse tipo, transmissor de conhecimento para uma ação reflexiva. Há muito tempo, fico questionando-me o motivo desse tema não ser discutido nas escolas. Ou melhor, a escola hoje trabalha, mas de forma implícita, sem sentido, sem desejo de formar opinião. É preciso discutir a política pela importância que ela tem na direção do futuro de uma sociedade.
    Muito SUCESSO!
    Fábio Rios

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fábio?
    Conto com sua valiosa colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Seu texto é merecedor de divulgação, principalmente para quem transformou POLITICA EM POLITICAGEM, uma diferença que resulta na perda dos ideais para a qual a POLITICA SE PROPÕE. Que seu intento seja alcançado!

    ResponderExcluir