quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

UM OLHAR SOBRE 2014: perspectivas sócio-econômicas e arranjos político-eleitorais

Por Gildazio de Oliveira Alves

2014 será um ano especial para o Brasil, em virtude de acontecimentos como a Copa do Mundo de futebol e as Eleições para Presidente da República e Governadores, fatos que colocarão o país na mira dos observadores internacionais, mas que passam longe de representar as grandes mudanças que todos nós sonhamos.
Na economia, a menos que seja deflagrada alguma guerra por petróleo ou que uma nova onda de pessimismo assole os Estados Unidos e a Europa, continuaremos crescendo, a taxas pífias, mas avançando. O país tem uma taxa de desemprego em torno de 5% o que é considerado pleno emprego e, uma vez empregado o brasileiro vai às compras, movimentando os diversos setores da economia. Ao mesmo tempo o governo bate recordes em arrecadação de impostos e não consegue transformar o seu “caixa gordo” em bons serviços públicos para a população.
O cidadão brasileiro tem consciência de que o Brasil tem uma economia estabilizada, que tem crescido, gerado e distribuído renda e este cenário provoca certo otimismo. Se não ocorrer nenhum solavanco a Presidente Dilma Rousseff (PT) marchará tranquila rumo à reeleição. Entretanto, os protestos de junho mostraram que existem grandes insatisfações no seio da sociedade brasileira, principalmente em relação aos serviços públicos como transporte, saúde, educação, segurança e uma grande revolta quanto aos desvios éticos dos nossos representantes. Estas questões mostram que o país anseia por mudanças, resta saber se os principais candidatos de oposição, o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) representarão a mudança desejada pelas ruas e catalisarão os votos dos descontentes. 
Após enfrentar um dos maiores períodos de estiagem dos últimos 60 anos, os nordestinos, especialmente nós baianos, começaremos 2014 mais aliviados em razão das chuvas que chegam em abundância ao nosso Estado, resolvendo problemas de abastecimento de água nas cidades, abrindo boas perspectivas para agricultores e pecuaristas. A Bahia que mesmo com a seca vem apresentando crescimento econômico acima da média nacional terá em 2014 a chance de avançar ainda mais. No cenário político, algumas peças já se movimentam e a eleição estadual deverá ser uma das mais acirradas das últimas décadas. O governador Jacques Wagner (PT) já definiu como candidato do governo o seu Secretário da Casa Civil Rui Costa (PT), que deverá partir para a disputa com uma grande coalizão envolvendo partidos como PP, PR, PCdoB, PRB, PSC e PDT, dentre outros. Já as principais forças de oposição, capitaneadas pelo Prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) deverão marchar unidos, com PMDB, PSDB e DEM, restando saber se o candidato será o Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal Gedel Vieira Lima (PMDB) ou o ex-governador Paulo Souto (DEM). Uma terceira candidatura deverá ser da senadora Lídice da Mata (PSB) que mesmo pertencendo à base do governador, lançará sua candidatura para oferecer palanque ao presidenciável Eduardo Campos.
Os arranjos políticos a nível estadual produzirão situações curiosas em nosso município. Tudo leva a crer que o Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT) será o candidato a vice-governador na chapa de Rui Costa (PT) e que DEM e PMDB estarão juntos no palanque de oposição. Na corrida pelo voto dos mairienses as lideranças locais, certamente se adaptarão ao cenário estadual e teremos um certo embaralhamento de forças, com adversários de outrora caminhando juntos. A população terá mais uma chance de verificar que atualmente em nosso país, quando o assunto é buscar ou permanecer no poder, apaga-se a história recente e perde-se a inclinação ideológica, a coerência e até mesmo a vergonha na cara.  Quem viver verá.
Ademais, faço votos que as chuvas continuem caindo em nossa terra, que possamos ser mais sensíveis aos nossos problemas seculares e que as típicas picuinhas da politicagem local não atrasem ainda mais nosso sofrido município. É preciso acreditar que o trabalho individual e a união de esforços produzirão dias melhores para todos. A copa e as eleições não trarão os avanços que precisamos, por isto é preciso manter o espírito de alerta, sair do comodismo, ir às ruas se for preciso, votar e continuar exigindo as mudanças necessárias. FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário