quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUAL A ORIGEM DA CARNE QUE COMEMOS?


Por Gildazio de Oliveira Alves

       A carne bovina é um alimento essencial, importante fonte de proteína, mas também oferece riscos, uma vez que é fonte de gordura saturada e seu consumo excessivo é fator considerável no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os riscos acerca do seu consumo aumenta quando o abate dos animais, o transporte de carnes e a sua comercialização ocorrem sem os devidos cuidados. Este é um caso de saúde pública que vem chamando a atenção do Ministério Público estadual há alguns anos, culminando no fechamento de inúmeros abatedouros na Bahia.
        Em nosso município, nos últimos anos ocorreram mudanças na comercialização de carnes, através de intervenções realizadas na infra-estrutura do Mercado Municipal. Atualmente existem boxes com câmeras frigoríficas e há um maior cuidado na manipulação do produto. Quanto ao abatedouro que não dispunha das menores condições de estrutura e higiene, encontra-se fechado. E, se por um lado a cidade não conta mais com mercado e abatedouro onde sangue e vísceras de animais provocavam acirrada disputa entre cães e abutres, por outro continuamos enfrentando o grave problema do abate clandestino. Sabemos que nem toda a carne que consumimos provém de animais abatidos em cidades maiores dentro das condições ideais. Neste caso, cabe questionar: qual a origem da carne que consumimos? Onde estão sendo abatidos os animais cuja carne é comercializada em nosso município?
               Percorrendo o contorno da cidade é comum encontrar restos de animais que foram abatidos sem o mínimo de higiene, o que nos faz concluir que boa parte da carne que estamos consumindo origina-se no abate clandestino, feito em baixo de árvores na zona rural e nos arredores da cidade. Nesse momento de campanha eleitoral seria importante também sabermos o que pensam os candidatos acerca desta e de outras questões de saúde pública, afinal a qualidade dos alimentos que ingerimos deve ser uma questão básica da nossa vida e objeto da nossa preocupação e do mais rigoroso controle por parte dos órgãos públicos competentes.

2 comentários:

  1. Caro Gil Alves
    Bastante pertinente sua preocupação com as condições sanitários do nosso município.
    Sou natural de Mairi e, embora tenha deixado minha querida terra a mais de 30 anos, mantenho constante contato tanto através de familiares que ali vivem quanto por meio de visitas periódicas. Criei uma petição visando o bem de nossa região e solicito sua ajuda para divulgá-la a fim de que tenhamos o maior número de assinaturas possível. Para acessá-la click no link a seguir: https://secure.avaaz.org/po/petition/O_fim_do_lixao_em_Mairi_BA_Brasil
    Porque amo minha terra e nosso povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assinei e compartilhei o link no facebook pedindo aos amigos que assinem. Depois me atualize sobre os próximos passos.

      Excluir